Emagrecimento
Bioimpedância corporal (BIA)
23 de maio de 2017
0

 

O exame de bioimpedância elétrica corporal serve para determinar a composição corporal de um indivíduo. Esta medição é necessária para acompanhar os resultados do tratamento de forma eficiente.

Qual a vantagem da bioimpedância elétrica?

A bioimpedância é um método muito seguro, estas são algumas das suas vantagens:

  • Não invasivo
  • Indolor
  • Não precisa usar roupas curtas
  • Rápido
  • Seguro

Existem diversos tipos de equipamentos de bioimpedância elétrica, alguns mais simples com medições apenas de gordura corporal e outros completos com medição de outros componentes do corpo humano.

O aparelho usado em meu consultório é um equipamento de medição completa da marca Tanita®. A Tanita® é uma marca japonesa e é reconhecida mundialmente sendo inclusive utilizada em estudos de composição corporal.

É um equipamento com 8 eletrodos de contato com o corpo, permitindo uma avaliação segmentada: composição corporal do braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tronco.

 

Como é realizado o exame?

O exame é rápido, prático e indolor. O paciente sobe na balança e segura as manoplas. Em poucos segundos o aparelho emite uma corrente elétrica que passa pelos tecidos do paciente. Conforme a resistência dos tecidos a corrente elétrica é determinada a composição corporal.

Algumas orientações que precisam ser seguidas durante o exame:
  • Não realizar atividade física no dia da avaliação
  • Não consumir bebidas alcóolicas e bebidas com cafeína (chá mate, café, chá verde, energéticos e refrigerantes com cafeína) no dia da avaliação
  • Retirar metais que estejam em contato com o corpo (óculos, brincos, colares, sutiãs com aro, roupas com botões e zíper).
  • Utilizar roupa leve e que não tenha metais – calça de moletom, vestido de malha, etc.
  • Esvaziar a bexiga antes do exame.

Bioimpedancia 2

Com a avaliação de bioimpedância consigo saber se o paciente reduziu seu peso perdendo gordura ou músculos ou água, se o paciente precisa ganhar músculos para ter uma melhor saúde ou se o seu peso é devido a uma massa óssea maior, etc. Estes são dados fundamentais para o bom acompanhamento do tratamento.

Bioimpedancia 2Na consulta nutricional já está incluída a avaliação corporal por bioimpedância.

O exame também está disponível para pessoas que não são pacientes e queiram acompanhar sua composição corporal.

Agende seu horário!!

Cleo Luchini
Cléo Luchini
Nutricionista

Deixe uma resposta